Seis curiosidades sobre “A Bailarina”

Olá, Ballet Lovers! A estreia nacional do filme “A Bailarina”, da Paris Filmes, será no dia 26 de janeiro. Então, fiquem ligados nessa data! Embora seja uma animação infantil, o filme vai envolver qualquer amante da arte, da música e da dança, não importa a idade. Podem confiar! 😉 

história, que se passa no ano de 1889, mostra o processo seletivo de alunas para o espetáculo O Quebra-nozes, do Ballet Ópera de Paris.

A protagonista Félicie, que na versão dublada recebeu a voz da atriz mirim Mel Maia, é uma menina que possui o sonho de ser uma bailarina. Apesar das dificuldades, ela não desiste de sua ambição e sai em busca da sua felicidade. Ao lado de seu melhor amigo, Victor, a pequena vive grandes aventuras e descobre um mundo novo cheio de expectativas, disciplina e realizações.

O longa traz muitas referências sutis, e aqui estão algumas delas: 

1) Uma personagem com grande destaque se chama Odette. Achou o nome familiar? Essa é uma homenagem ao Ballet de repertório mais famoso do mundo, O Lago dos Cisnes. Em sua história original, Odette é o cisne branco.

2) Na animação, Félicie foge do orfanato ao lado de seu amigo, Victor, que sonha em se tornar um inventor famoso. O fato curioso é que nesse mesmo período em que a história se passou, realmente existiu um inventor chamado Victor Tatin. Ele ficou mundialmente conhecido por criar protótipos de aeronaves. No filme, o garoto Victor também sonha em conseguir voar. Coincidência? Eu acho que não… 

3) No filme, além de mostrarem a construção da famosa Torre Eiffel, também podemos ver a Estátua da Liberdade sendo erguida. Afinal, foi a França quem presenteou os Estados Unidos com este monumento, para selar a paz entre os dois países. E quem não gosta de uma referência histórica, não é mesmo? 

4) O uniforme de aula da personagem Félicie é muito semelhante ao usado pelas alunas da Escola de Ballet Ópera de Paris, na vida real.

5) Se você gosta tanto de música clássica quanto de artistas atuais, não irá se decepcionar com a trilha sonora de A Bailarina, que conta com nomes como Tchaikovsky e Demi Lovato.

6) Na versão original, a personagem Camille foi dublada por Maddie Ziegler (a jovem ficou mundialmente famosa por sua dança icônica no clipe de Chandelier, da Sia, e por sua grande performance no Reality show Dance Moms). Atualmente, Maddie tem 14 anos e possui uma legião de fãs no Instagram.
Esses, e muitos outros detalhes, fazem do filme A Bailarina uma ótima opção para toda a família.

Comentários