Como manter a ordem nas aulas de balé infantil

Só quem tra­ba­lha como pro­fes­sor de cri­an­ças, seja em qual­quer área, sabe o quanto é difí­cil mantê-los em ordem.

Quando fala­mos em bal­let isso com­plica um pouco por­que a aula pre­cisa ser lúdica e esse ar de brin­ca­deira faz com que, mui­tas vezes, as cri­an­ças não con­si­gam enten­der que não esta­mos sem­pre brin­cando. Aí che­gam os momen­tos em que você pre­cisa de ordem, pre­cisa que elas parem, se orga­ni­zem de algu­mas for­mas e aí está o grande desa­fio! Discipliná-las sem per­der a paci­ên­cia e sem dei­xar a aula ficar chata.

Há alguns anos dando aula come­cei a ter algu­mas estra­té­gias para bus­car a ordem delas, o silên­cio, mantê-las no lugar e acre­dito que são boas dicas, vale a pena tentar.

BRINCADEIRA DO SILÊNCIO

Essa é antiga! Eu brin­cava quando era cri­ança na escola e acre­di­tem dá certo!

Ninguém quer per­der a brin­ca­deira e quem fala perde.

ESTÁTUA

Essa tam­bém é muito velha e fun­ci­ona. Você pode inclu­sive fazer está­tuas dire­ci­o­na­das como: está­tua na pri­meira posi­ção, está­tua na fila da dia­go­nal, está­tua com as duas mãos na barra e assim por diante.

RODÍZIO DAS FILAS

Elas bri­gam por­que que­rem ser as pri­mei­ras, então eu faço rodí­zio delas. A pri­meira da fila no pró­ximo exer­cí­cio será a última, sem­pre. Isso acon­tece com todas da fila, logo cada uma será a pri­meira em cada exer­cí­cio e aca­bam as brigas.

MARCAÇÃO DE LUGARES

Utilize E.V.A para mar­car os luga­res de cada uma. Dá para fazer no for­mato de flor, cora­ção etc e cada uma fica em cima do seu recorte para elas man­te­rem os lugares.

Assim fica mais fácil ter­mos uma boa aula para todos!

Comentários

Deixe uma resposta